terça-feira, 6 de setembro de 2011

SEQUENCIA DIDÁTICA

PROFESSORA: Elisangela

EDUCADORA: Leonilda Miranda
TEMPO PREVISTO: 4 meses, 3 vezes por semana.
FAIXA ETÁRIA: 4 e 5 anos
TURMA: PRÉ-A

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:  criando o pátio de jogos.
ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA: pensamento lógico-matemático
JUSTIFICATIVA:
Nesta faixa etária as crianças estão se apropriando gradativamente das estratégias de um jogo, também construindo os conceitos de números e quantidades. Os jogos podem levá-los a desenvolverem o raciocínio lógico. Através de jogos as crianças se sentem em situações desafiadoras e se sentem motivadas a encontrar alternativas para solucionar situações-problema. 
OBJETIVOS:
-  Conhecer alguns jogos.
-  Participar da construção dos jogos.
- Compreender as regras e criar regras para jogar.
- Criar estratégias para jogar.
- Interagir com o grupo.
Jogos construídos com as crianças:
- Jogo da velha: tabuleiro com E.V.A. tampinhas de garrafa pet, tesoura, cola, durex colorido, dupla face.
- Jogo de preenchimento e seriação: jogo da joaninha: tabuleiro com cartolina, E.V.A, dado(confeccionado com papel cartão), tampinhas de garrafa pet (verde, amarelo, vermelho, alaranjado), caneta hidrocor, regua, tesoura, cola.
- Jogo de dama: papel cartão, cola colorida, lápis 2B, tampinhas de garrafa pet.
- Jogo de trilha: pedaços de caixa de papelão, durex colorido, E.V.A, tesoura, tampinhas de garrafa pet(verde e vermelha)
Acervo da sala do PRÈ-A
- Jogo de dominó, dominó das frutas, dominó dos animais, dominó das profissões, dominó dos elementos.
- Jogo da memória.
-  Cara a cara.
- Kidsmart

DESENVOLVIMENTO:
Organizar as crianças sentadas em roda no almofadão da sala de atividades, apresentar os diversos tipos de jogos da sala, os disponíveis e os construídos, conversar sobre os jogos, e as regras, criar junto algumas regras.
Explicar para as crianças que esses jogos serão pintados no pátio externo do CMEI, juntamente com seus pais.
Sugerir que formem 2 grupos de 2 crianças, convidá-los a se sentarem nas cadeiras ao redor das mesas, oferecer os jogos e auxiliá-los na execução das jogadas, quando solicitado. 
Realizar essa atividade no canto dos jogos, nos momentos dos cantos de atividades diversificadas.
ETAPAS 1
 Em roda de conversa investigar quais os jogos que as crianças já conhecem apresentar todos os jogos e escolher apenas dois para iniciar.  No canto dos jogos, serão equipe de 4 crianças, de cada vez. As demais deverão ficar nos cantos de atividades diversificadas e inclusive brincando de montar quebra-cabeças no computador.
ETAPA 2
Jogar os jogos um a um para que as crianças compreendam as regras e se tornem multiplicadores na sala, em outros momentos.
Será uma etapa para cada jogo (apresentar o jogo e seus componentes, as regras, aprender a jogar em pequenos grupos ou jogar coletivamente aqueles que já conhecem).
ETAPA 3
Apresentar para as crianças o paint no kidsmart e sugerir que criem um croqui do pátio externo do CMEI, como gostariam de estar criando o pátio dos jogos junto com seus pais. Dispor os jogos para que observem e escolher quais eles gostam mais e quais podem ser pintados no chão do pátio CMEI. No Paint, eles farão de conta que a tela é o pátio e desenharão um de seus jogos preferidos para todos brincarem.
ETAPA 4
No papel bobina, construir coletivamente uma maquete do pátio e os jogos escolhidos pela turma para pintar com seus pais.
ETAPA 5
Em reunião de pais, apresentar, para os pais o croqui do pátio de jogos
ETAPA 6
Em um sábado pedagógico, realizar a intervenção junto aos pais e o conselho do CMEI.
ETAPA 7
Jogar com as crianças e realizar integração com as demais turmas, para que estejam ensinando os jogos que já aprenderam. 
AVALIAÇÃO
Observar através de observação se as crianças compreendem as regras do jogo. Observar se as crianças estão interagindo com as outras crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário