terça-feira, 22 de novembro de 2011

GRAFITAGEM DO MURO: CMEI HERMES MACEDO



Apresentação dos Casos de Sucesso




Título da apresentação: Arte & Cidadania –Integrando Comunidade Escola e CMEI


Instituição/ Regional: CMEI Hermes Macedo –Regional  Pinheirinho




Nome do relator: Graziela Tatiana Jardim  e Adriano Ferreira Bohra




Instituição do relator: CMEI Hermes Macedo


Responsável pelo caso de sucesso:Graziela Tatiana Jardim, Adriano Ferreira Bohra e Conselho do CMEI Hermes Macedo, Coordenadoras de Área do Programa Comunidade Escola


Instituição parceira: Comunidade Escola, Associação Comercial do Pinheirinho, Associação Comercial do Tatuquara, Comerciantes do Bairro Rio Bonito


Relato do caso de sucesso:
JUSTIFICATIVA:

O Centro Municipal de Educação Infantil Hermes Macedo ocupa um espaço de aproximadamente 4000 m² de área no centro do bairro Rio Bonito , e devido à grande extensão de muro que protege  a instituição , este tem tornado-se principal suporte de pichações e vandalismos.
Como instituição educacional não consideramos o espaço somente como espaço físico, neutro, mas as interações que se produzem nele, e estas trazem características do que nele está inserido.
E se este espaço tem como finalidade o ato de cuidar e educar, a instituição não pode ser passiva às necessidades educativas na comunidade, e sim deve buscar meios para intervir através do seu papel  na sociedade.
          Percebendo que as escolas do bairro não sofrem as ações de vandalismos e pichações, porque estão à disposição da comunidade aos finais de semana para ações sociais, culturais e esportivas promovidas pelo Programa Comunidade Escola sentimos a necessidade de aproximar a comunidade ao CMEI .
Isto levou a elaboração do projeto “Arte & Cidadania – Integrando Comunidade Escola e CMEI no qual terá como objetivo envolver a comunidade em especial os jovens na revitalização do muro, a partir do conhecimento das ações educativas que acontece na Educação Infantil e da participação de eventos culturais que este espaço também pode proporcionar.
Assim, transformando o espaço que hoje se encontra em estado de depredação e poluição visual devido as pichações em uma tela de arte no qual será reproduzido através da arte do grafite os diretos da criança e os reflexos positivos que os direitos trazem a sociedade futuras como: preservação da natureza, paz , respeito a vida.

OBJETIVO GERAL:
Oportunizar integração entre a escola e comunidade para juntos serem agentes na transformação social e educacional e assim garantir o direito à  cidadania .

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-  Integrar comunidade e instituição para conscientização sobre a responsabilidade com o zelo e a preservação dos órgãos públicos que atendem a comunidade local;
- Incentivar expressões artísticas,culturais e esportivas através de parcerias e ações integradas;
- Divulgar e promover a consciência dos Direitos das Crianças e do Adolescente.






Descrição da prática:

 O Projeto Arte & Cidadania –Integrando Comunidade Escola e CMEI aconteceu no CMEI Hermes Macedo e nasceu como pauta de reunião do Conselho do CMEI “Como combater ação de vandalismo no espaço físico da Unidade”. Foi escrito um esboço pela direção do CMEI para a viabilidade da ação em parceria com as outras entidades.
Após a autorização da secretaria da educação , passou-se a buscar patrocínio para as tintas esta captação de recursos levou um aproximadamente um ano, com muitas reuniões apresentando o projeto em várias empresas, esta foi a maior dificuldade encontrada no desenvolvimento do projeto.
O projeto teve como foco duas vertentes da comunidade, primeiramente as crianças que freqüentam a instituição  com ações educativas voltada aos direitos da criança e a preservação e cuidados ao espaço escola e a segunda vertente o público jovem da comunidade como participante das atividades culturais para perceberem a instituição como também espaço aberto ao conhecimento e desenvolvimento da comunidade local.
O evento aconteceu em três dias com atividades culturais e educativas com   teatros, oficinas, apresentação de grupo de danças, palestras, jogos recreativos.
 Enquanto aconteceu a ação de revitalização do muro pelos artistas voluntários, a comunidade participou das atividades culturais no sábado e domingo, sendo que na sexta-feira, as atividades culturais foram internas voltadas às crianças atendidas no CMEI..
As ações culturais foram coordenadas pela equipe da Comunidade Escola do Núcleo Regional de Educação do Pinheirinho em parcerias com as secretarias envolvidas.
O trabalho dos grafiteiros foi de forma voluntária, onde tiveram a oportunidade de expressar sua arte através do grafite relacionado à temática proposta pelo CMEI.









Resultados obtidos:
O projeto foi além da expectativa, pois o espaço foi passou a ser um local de passeio das famílias da comunidade, muitas famílias passaram a fazer nos seus muros e procurar com a Unidade o contato com os artistas.
Trouxe o interesse dos jovens da comunidade para aprender a arte do grafite.
Todos os trabalhos realizados no espaço estão sendo respeitados pelos vândalos.
A iniciativa despertou o interesse em outras escolas da cidade.
O evento teve uma ampla divulgação em todos os jornais do bairro com a expressão dos resultados positivos.



Lições aprendidas:

A ação só veio a confirmar que o caminho para transformação é investir na educação, principalmente nas atividades de lazer, artes e esporte onde jovens   possam ser inseridos na comunidade a partir da valorização de suas aprendizagens, habilidades e oportunidades.
Também a importância do Programa Comunidade Escola como agente transformador da sociedade.












Referências Bibliográficas:

Declaração dos Direitos da Criança  Adotado pela Assembléia Das Nações Unidas Em 20 De Novembro 1959 e Ratificada Pelo Brasil

ZABALZA, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artemed, 1998.

CURITIBA, Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba. Curitiba: SME 2006, volume 02.




              ANTES                                                                                                 DEPOIS 
 

 





PARTICIPAÇÃO DOS PAIS

 

 

DIA DO EVENTO



 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 
 






Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, pois é através da integração e respeito entre as instituições de ensino e comunidade que se propaga a convivência harmoniosa, a valorização do patrimônio público e a educação. A Arte do Grafite e os grafiteiros merecem toda a nossa admiração! Ficou lindo demais e vocês poderiam postar fotos tiradas depois das obras concluídas. Parabéns aos artistas, às crianças e a todos os profissionais envolvidos!

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